Minas está em alerta com aumento de casos de dengue
O balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), apresentou 145.371 registros de casos de dengue confirmados em Minas Gerais. Este é o terceiro maior número dos últimos oito anos, perdendo apenas para o ano de 2013, que apresentou 368.387 pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti e 2010, com 194.636 registros.
Diante tamanho crescimento, a SES-MG lançou a campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, que consiste em incentivar as pessoas separem apenas 10 minutos de sua semana para limpar os locais em suas casas onde o mosquito pode se reproduzir e proliferar.
A campanha tem como objetivo mobilizar a população em relação ao controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, visando a redução dos casos de dengue, chikungunya e Zika vírus.
O secretário de saúde, Fausto Pereira dos Santos alertou ainda que a sensibilização para a campanha é essencial no enfrentamento à doença já que o controle do vetor é uma tarefa que vai além dos serviços públicos. Por isso, o foco continua se mantém na mobilização da sociedade, na limpeza urbana e de todos os demais agentes que possam contribuir para o controle do vetor.
Em conseqüência dos casos de microcefalia ocorridos no Nordeste, a SES-MG está cumprindo os protocolos do Ministério da Saúde e reativando a vigilância sentinela, que conta com equipes das unidades de saúde tecnicamente treinadas para identificar os sintomas agora ligados à doença e encaminhar para a análise. As unidades estão distribuídas estrategicamente nos municípios de Uberaba, Belo Horizonte, Montes Claros, Teófilo Otoni, Juiz de Fora e Pouso Alegre.
[kkstarratings]
Atendimento: