Doenças causadas por pombos
Os pombos urbanos são aves pertencentes a subfamília Columbinae na qual se encontram aproximadamente 180 espécies. Os ambientes urbanos facilitam a reprodução e dispersão destes animais que em desequilíbrio populacional, podem ocasionar sérios problemas de saúde e danos materiais.
Nas cidades podem viver aproximadamente de três a cinco anos. Possuem hábitos diurnos e de modo geral descem ao solo para se alimentar. Preferencialmente se alimentam de grãos e sementes ingeridos inteiros, podendo também se aproveitar de restos de refeição e até de lixo. Esse comportamento facilita o contato dos pombos com os mais diversos agentes patogênicos propiciando a transmissão de doenças para o homem.
Dentre as doenças que os pombos podem causar temos:
- Histoplasmose: doença provocada pela inalação da poeira proveniente das fezes secas de pombos contaminadas pelo fungo Histoplasma capsulatum. Este fungo aloja-se no aparelho respiratório e no sistema nervoso central provocando infecções.
- Criptococose: doença provocada pela inalação da poeira proveniente das fezes secas de pombos contaminadas pelo fungo Criptococcus neoformans. Este fungo aloja-se no sistema nervoso central provando a meningite.
- Ornitose ou psitacose: doença provocada pela inalação da poeira proveniente das fezes secas de pombos contaminadas pela bactéria Clamidia psittaci. Os sintomas parecem a uma gripe e pode levar a esterilidade.
- Salmonelose: doença muito comum quando os pombos usam a caixa d’água como poleiros. Provocada pela ingestão de alimentos e agua contaminados por fezes de pombos contaminadas pela Salmonella sp. Os sintomas são digestivos, com febre, diarreia, vômitos e dores abdominais.
- Dermatites: doença provocada por ácaros provenientes das penas e ninhos das aves. Os pombos podem carregar em suas penas vários parasitas como piolhos, carrapatos e pulgas e infestar os ambientes.
A Toxoplasmose é uma doença transmitida pelos felinos e pombos podem ser hospedeiros intermediários do protozoário Toxoplasma gondii. Somente através da ingestão sua carne crua ou mal cozida e contaminada é que o pombo urbano poderá transmitir o protozoário.
Além das doenças citadas, já foram descritas pela literatura cerca de 57 doenças associadas aos pombos, cujos agentes etiológicos são bactérias, protozoários e vermes. Assim, o Manejo destas aves é essencial para a manutenção de um ambiente saudável.
Consulte uma empresa profissional e obtenha informações sobre as soluções que existem para o Manejo de Pombos em seu imóvel.
Um grande abraço e até breve!
Daniela Fernanda dos Santos
Bióloga/ Especialista em Saúde Publica
ByControl Sistemas de Controle Ambiental
Atendimento: