Minas Gerais:
(31) 3244-9900

As baratas viram de barriga para cima quando morrem para darem o “último suspiro”

Quem nunca se perguntou por que as baratas morrem de pernas para o ar?!

Ainda que não exista um estudo especifico explicando o fato destes insetos virarem de barriga para cima quando morrem, é muito provável que esta posição em seus últimos instantes de vida seja apenas para que consigam dar seu último suspiro quando são envenenadas.

Uma explicação lógica para esta posição seria o fato delas andarem por superfícies verticais como paredes. Sendo assim, em contato com o veneno ou mortas de qualquer outra forma neste tipo de superfície, caem de costas e permanecem nesta posição até morrerem.

As baratas respiram através de estruturas chamadas espiráculos. Poros localizados na lateral de seu abdômen. Em contato com inseticidas, esses poros se fecham e a barata na tentativa desesperada de respirar vira de barriga para cima na tentativa de puxar o ar, e se possível se recuperar da ação do veneno. Esta poderia ser uma explicação, de certa forma biológica, para explicar o porquê da posição escolhida por estes insetos para o seu último suspiro.

E o que você acha das possíveis explicações?

Afinal, a maioria das pessoas querem apenas ver este inseto morto, não importando a sua escolha da posição de morte. E para garantir sua total falência, esmagá-lo com uma simples chinelada ainda tem sido um dos recursos utilizados para elimina-lo. Seja de barriga para cima ou de barriga para baixo.

Daniela Sena  Graduanda de Ciências Biológicas

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/

[kkstarratings]

Descupinização em BH
Controle de Pombos - Dedetizadora em BH
Dedetização de Baratas em BH
Limpeza de Caixa de Gordura em BH
Manejo Integrado de Pragas em BH