Como espantar os pombos do forro
Encontraram na arquitetura dos imóveis os lugares ideais para pousar e fazer seus ninhos como em forros, tesouras e beirais de telhados. Tornaram-se o símbolo afetivo de amor e paz o que facilitou sua proximidade com o homem e reprodução.
Com o crescimento das cidades e a ausência de predadores no ambiente a população de pombos aumentou ocasionando seu desequilíbrio. Com a disponibilidade crescente de abrigos, acesso alimento e agua, os pombos tornaram-se um grande problema. Os depósitos de fezes nas marquises e telhados por exemplo, colocaram em risco a saúde e causaram prejuízos como danos nas pinturas, superfícies metálicas de veículos, fachadas de monumentos, contaminação de caixas dágua, entupimento de calhas, apodrecimento de forros e até a contaminação de alimentos. Em supermercados, hospitais, fabricas e industrias a presença dos pombos é proibida por lei obrigando tais estabelecimentos a adotarem medidas corretivas no ambiente desfavoráveis ao pouso e instalação de ninhos.
Não podemos inserir os pombos na lista de pragas urbanas e fazer as ações de controle. Este animal está classificado na portaria 29 IBAMA de 24/03/94 como componente da fauna brasileira e, portanto, passível de abrigo legal pela Lei Federal 9.605 de 1999, a Lei de Crimes Ambientais.
Portanto, mesmo protegidos por legislação ambiental, ainda assim é possível diminuir os transtornos causados pela infestação destas aves e obter um efetivo Manejo de Pombos.
Algumas dicas para espantar os pombos do forro e demais locais de infestação, podem ajudar você como:
– Esclarecer as pessoas que alimentam os pombos que esta ação vai aproximá-los cada vez mais ocasionando um desequilíbrio ambiental, incluindo a infestação de parasitas que estas aves podem trazer.
– Proteger os alimentos expostos de possíveis acesso para estas aves.
– Fazer a instalação de barreiras físicas que os impeçam de pousar (telas, molas, espiculas).
– Aplicar barreiras químicas como substancias repelentes para que eles não retornem ao local de pouso.
Como os pombos acostumam-se rapidamente as condições urbanas, é necessário consultar uma empresa especializada para orientações, definição de estratégias barreiras físicas e químicas especificas ao ambiente e monitoramento das ações. È de grande importância a escolha de empresas capacitadas na NR35, pois o Manejo de Pombos envolve equipamentos e conhecimentos de trabalho em altura.
Daniela Fernanda dos Santos
Bióloga/ Especialista em Saúde Publica
ByControl Sistemas de Controle Ambiental
Atendimento: