Minas Gerais:
(31) 3244-9900

Resíduos classe I e classe II: você conhece as diferenças?

É importante reconhecer as diferenças dos resíduos classe I e classe II

Resíduos classe I e classe II você conhece as diferenças | BH | Minas Gerais

Para que haja o transporte, devido armazenamento e descarte adequados, os resíduos originados de produções industriais são classificados por meio de seus aspectos físicos, químicos e infectocontagiosos. Dessa forma, há os resíduos de classe I e de classe II. A norma que define essa diferença é a NBR 10.004, que você vai conhecer hoje!

Os dejetos da produção industrial são controlados por normas porque apresentam ameaças à saúde pública e ao meio ambiente. Por esse motivo, devem ser manipulados em locais adequados e seu descarte só pode ser feito em local autorizado. O responsável pelo transporte também deve ter as licenças necessárias para execução da movimentação dos resíduos de classe I e de classe II.

Os dois resíduos de classe I e de classe II exigem a emissão de MTR Eletrônico, que é um documento capaz de rastrear a jornada do resíduo desde a coleta até a sua destinação final. Esses materiais possuem duas subclassificações: perigosos, não inertes e inertes.

Conheça as principais diferenças dos resíduos classe I e classe II

• Resíduos de Classe I – Perigosos

Essa classe de resíduos é a mais perigosa, por isso, é classificada com esse adjetivo. Necessita de maior cuidado do gerador e também do transportador. Algumas características para um dejeto ser classificado como perigoso são: ser inflamável, corrosivo, reativo, tóxico e patógeno.

• Resíduos de Classe II – Não Inertes e Inertes

Essa classe é subdividida por A e B. Algumas características desses dejetos são capacidades combustível, biodegradável e solúvel em água. Os de Classe II A são não inertes, ou seja, possuem perigo reduzido. Porém, podem reagir a alguns componentes químicos.

Já os de Classe II B, são inertes, ou seja, têm reduzida capacidade de reação e podem ser reciclados e descartados em aterros sanitários.

Conte com um transportador que possa oferecer informações necessárias para você lidar com os resíduos classe I e classe II de forma adequada

A ByFacilities, empresa ByControl Uniprag, possui as licenças específicas para transportar os resíduos classe I e classe II. Além disso, temos experiência com as documentações necessárias para evitar sanções contra a sua empresa, como o MTR Eletrônico. Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos especialistas, para o transporte adequado destes dejetos.

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo:





CLOSE
CLOSE