(31) 3244-9900
Minas Gerais:
(31) 3244-9900
Doenças causadas pelos pombos em Belo Horizonte: Cuidados, Sintomas e Mais!
Avaliação

Doenças causadas pelos pombos em Belo Horizonte: Cuidados, Sintomas e Mais!

Doenças causadas pelos pombos em Belo Horizonte: Cuidados, Sintomas e Mais!

Doenças causadas pelos pombos

Um dos maiores problemas causados pelos pombos em Belo Horizonte é a transmissão de doenças nos espaços públicos e privados. As aves são consideradas pragas urbanas e seu manejo é necessário para controle de sua população. As doenças causadas pelos pombos podem ser mortais.

É necessário obter informação sobre as doenças causadas pelos pombos para conhecer os perigos provocados por essa aves. A maioria delas é contraída por meio do ar e ataca o sistema respiratório. Ou seja, não precisa ter contato direto com a praga urbana para acontecer isso.

A maioria das doenças causadas pelos pombos tem tratamento. Mas, o ideal é que elas sejam tratadas o quanto antes! Por isso, fique atento aos sintomas iniciais que podem aparecer e tente não conviver no ambiente ou tocar nos animais. Se perceber uma grande população das pragas, chame uma controladora para realizar o manejo de pombos.

Conheça as 4 principais doenças causadas pelos pombos em Belo Horizonte

1. Criptococose

Uma das doenças causadas pelos pombos em Belo Horizonte mais comuns é a criptococose. Provocada pelos fungos Cryptococcus neoformans ou Cryptococcus gattii. Eles se encontram nos excrementos dos pombos e se dissipam pelo ar.

Os microrganismos causadores da criptococose afetam o pulmão. Os sintomas da doença são: tosse com muco ou sangue, febre, derrame pleural, suor noturno, fraqueza, emagrecimento.

O quadro pode piorar causando meningite, que é a inflamação das meninges e pode ser fatal dependendo da condição do paciente.

2. Salmonelose

Essa doença é mais frequente quando há a ingestão de comida mal lavada ou cozida. Porém a bactéria Salmonella pode ser transmitida também pelos pombos. Ela fica alojada nos excrementos dos animais. A transmissão acontece quando esse elemento se mistura à poeira das ruas.

Os agentes patógenos causam problemas no sistema gastrointestinal. Os sintomas da doença são: vômitos e náuseas, diarreia excessiva, dor no abdômen, calafrios, desidratação, perda de apetite e febre.

A doença é perigosa pois, se não for tratada adequadamente, pode provocar grave desidratação. É importante hidratar bem o corpo ao perceber os sinais da Salmonelose.

3. Vírus do Nilo Ocidental

Os pombos são hospedeiros do vírus da doença do Nilo Ocidental. A enfermidade é transmitida para os homens por um mosquito que contraiu o microrganismo após picar um pombo. Ou seja, os pombos são transmissores indiretos da doença.

Essa é uma das inacreditáveis doenças causadas pelos pombos aos humanos. Seus microrganismos afetam o sistema nervoso. Os sintomas são: dor de cabeça, febre alta, perda da consciência, convulsões, entre outras.

Geralmente os casos mais severos acontecem com pessoas sensíveis, como os idosos. Cerca de 1% das pessoas pode morrer por causa da doença.

4. Histoplasmose

A doença é provocada pelo fungo Histoplasma apsulatum que fica alojado nas fezes dos pombos. Da mesma forma que os outros microrganismos, ele se espalha pela poeira e pode ser transmitido por inalação dos esporos das fezes das aves.

Essa é uma das doenças causadas pelos pombos e morcegos. Os sintomas são: febre, mal estar, dor no tórax, calafrios, dor de cabeça, dispneia, perda de peso, sudorese noturna, entre outros.

Algumas pessoas não apresentam sintomas da doença, já outras podem ter complicações sérias, principalmente se forem sensíveis, tendo o sistema imunológico comprometido.

Solicite orçamento para o manejo de pombos em Belo Horizonte

Se você precisa resolver problemas com os pombos, entre em contato com a ByControl Uniprag em Belo Horizonte. Temos disponível o método de manejo de pombos tradicional e também a tecnologia inovadora TAPPA, que cria um campo eletromagnético que repele os pombos da sua área. Solicite já um orçamento!

LIGUE PARA A UNIPRAG MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ

Ou envie-nos uma mensagem pelo formulário abaixo: