Minas Gerais:
(31) 3244-9900
Dedetizadora BH - Minas Gerais

O melhor controle de pragas de Minas Gerais

(31) 3244-9900

Preço da Dedetização em Minas Gerais

Insetos voadores e os riscos que causam a saúde

As manchetes dos jornais e notícias dos últimos meses foram recheadas com os novos riscos e doenças transmitidas pelo mosquito do Aedes Aegypti. O inseto, que sempre foi uma ameaça para a saúde por causa da Dengue, agora também leva à outras duas enfermidades: a febre de chikungunya e o Zica Vírus. A última podendo causar a microcefalia em novas gestações.

Nunca foi tão importante se prevenir contra esse mosquito, que se prolifera mais durante a primavera e o verão, pois as características dessas estações favorecem o aceleramento biológico, não apenas desses insetos, como também de borrachudos e moscas – igualmente causadores de doenças. Mas, o que fazer para evitá-los?

De acordo com Daniela Fernanda dos Santos, bióloga da By Control Soluções em Controle de Pragas, para cada tipo de inseto existe uma maneira diferente de prevenção e controle. Para o Aedes Aegypti é evitar os criadouros com a eliminação de qualquer recipiente que acumule água.  “O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas em diversos criadouros”, afirma.

Os números não mentem.  Segundo o boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 1.587.080 casos prováveis de dengue até o dia 5 de dezembro. Sendo a região Sudeste que apresentou o maior número de registros com 997.268, 62,8% em relação ao total do país. Foram confirmados 839 mortes por dengue, o que representa um aumento de 80,4% em comparação com o mesmo período de 2014, quando foram confirmados 465. Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais concentram 66,4% dos óbitos do Brasil.

Para combater melhor os focos do mosquito é preciso um trabalho em conjunto entre União, estados, municípios e a sociedade. Existem produtos químicos (larvicidas e inseticidas), aprovados, registrados e testados pelo Ministério da Saúde e utilizados pelo governo e empresas especializadas como a ByControl, que garantem eficácia e bom desempenho no controle.

Segundo Daniela, esses produtos são denominados desinfestantes domissanitários e para que o mosquito não se torne resistente ao uso constante de determinadas moléculas, o Ministério sempre utiliza desinfestantes diferentes a cada campanha de Saúde Publica. “Quando forem identificados focos do mosquito no imóvel, deve-se acionar a Secretaria de Saúde da região para devida inspeção e tratamento”, aconselha a bióloga.

O controle desses insetos deve ser o ano todo e não somente em épocas de maior incidência. “Muitas pessoas se atentam e se preocupam em combater essas pragas no verão, período em que costumam se reproduzir mais. O ideal é ter medidas preventivas no outono, inverno e primavera também, uma vez que essas pragas ocorrem o ano todo”, alerta a especialista, que afirma que, quando há menos pragas, o combate é mais fácil e o custo é menor.

Outros transmissores

Não é apenas o Aedes Aegypti que transmite doenças, as moscas também podem trazer graves problemas à saúde , como a febre tifoide, cólera e disenteria.

Existem vários tipos de moscas,  a mais incidente no Brasil é a mosca-doméstica, que carrega vários germes, bactérias e vírus em suas patas, já que ela se desenvolve no lixo e nos restos de comida, e adora lugares sujos. Esses microrganismos se espalham em todos os lugares que a mosca pousa, contaminando e causando doenças às pessoas.

Para a bióloga da ByControl, a melhor forma de controle é acabar com a matéria orgânica. “A limpeza e a remoção do lixo são as principais armas contra as moscas. Mas se esse inseto já está dentro do imóvel, uma aplicação de inseticida pode eliminá-lo. Mas devemos sempre estar atentos, pois outras podem entrar pelas janelas e portas abertas. Em ambientes institucionais, são utilizados dispositivos de monitoramento que auxiliam na diminuição da população de moscas no ambiente como armadilhas luminosas e armadilhas biológicas”.

ByControl

Utilizar racionalmente metodologias inteligentes, monitoramento e educação ambiental é a forma de trabalhar da ByControl. Presente no mercado há quase 20 anos, a empresa, especialista no controle de pragas urbanas, agrega produtos de qualidade, profissionais capacitados, sustentabilidade e experiência de mercado para apresentar as soluções mais eficazes no combate de insetos, aracnídeos e roedores.

[kkstarratings]

Descupinização em BH
Controle de Pombos - Dedetizadora em BH
Dedetização de Baratas em BH
Limpeza de Caixa de Gordura em BH
Manejo Integrado de Pragas em BH